galeria Guia de viagem para o Carnaval de Veneza

Veneza é sem dúvida uma cidade de sonho. Como mencionei no meu último post, Veneza é um museu vivo, uma das cidades mais bonitas do mundo. Veneza fica ainda mais encantadora na altura do Carnaval, pois ao cenário inigualável juntam-se tantas pessoas mascaradas a rigor para celebrar esta época festiva.

Cada recanto é diferente e mais encantador que último, então ter o que fazer e visitar não vai ser problema,  especialmente nesta altura em que as pessoas se vestem a rigor, com máscaras e trajes requintados característicos do século XVIII.

O Carnaval de Veneza é uma celebração única no mundo inteiro que remonta ao século XVI e que dura sempre 11 dias, mas como provavelmente não vai poder ficar os dias todos aqui ficam algumas dicas para que desfrute ao máximo desta época tão especial.

Ir até Praça de São Marcos – Esta praça é a mais famosa de Veneza com a Basílica de São Marcos a completar o cenário. Aqui vai poder ver muitos dos espetáculos programados para o Carnaval, como o voo do Anjo, a festa das Marias e o concurso das melhores máscaras.  A praça vai estar muito cheia nesta altura do ano, mas será o melhor sítio para ver as melhores mascaras e tirar fotos incríveis. Se gosta de arte não deixe também de visitar a basílica, conhecida pela sua arquitetura Bizantina. A entrada é livre e está aberta de segunda a sábado das 9:45 até as 5:30 e ao domingo das 2:00 da tarde até as 4:30, mas este horário poderá variar dependendo da altura do ano.

img_5359

Visitar o Canal Grande de ndola – Esta é sem dúvida uma atração que não poderá passar ao lado enquanto em Veneza. As gondolas são um marco da cidade e estão preparadas para as correntes de Veneza, bem como todos os canais estreitos. Por toda a cidade é possível encontrar serviço de gôndolas e embora não seja barato (cerca de 100 euros por meia hora) vale bastante a pena. Vai  conseguir tirar fotos lindíssimas, principalmente na altura do Carnaval em que poderá ter a sorte de encontrar muitos mascarados a andar de gôndola, dando-nos a sensação que viajámos na história.

img_5424

img_5474

Comprar um máscara – Comprar uma máscara é essencial para viver o Carnaval de Veneza ao máximo, pois entrará no espírito festivo automaticamente. É muito provavelmente que mesmo que não visitasse Veneza na altura do Carnaval iria acabar por comprar uma máscara como lembrança, já que é um souvenir comum para os turista, a única diferença é que não iria usá-la enquanto visitava a cidade. Onde comprar? Existem inúmeras lojinhas de rua que vendem máscaras de todas as cores e feitios, no entanto aconselho-o a escolher uma que seja feita em Veneza, já que são as mais bonitas e de melhor qualidade e será pouco provável que veja alguém com uma igual.

img_5382

Ver o ‘Voo do Anjo – O Voo do Anjo é um espetáculo tradicional que tem lugar na praça de São Marcos e remonta à época da Sereníssima Republica, onde uma pessoa desconhecida desce do Campanário por uma corda até a meio da praça, oferecendo assim uma homenagem pública ao Doge de Veneza, que na época referia-se ao primeiro magistrado da república do estado de Veneza. Este voo acaba quando o Doge e o anjo se abraçam e a multidão aplaude numa euforia sem fim. Esta é uma de muitas festividades gratuitas que o carnaval de Veneza tem para oferecer. Para mais informações visite: http://www.carnevale.venezia.it/en/

Assistir à competição de máscaras – Nesta competição poderá ver as máscaras mais bonitas e elaboradas do carnaval todas num só sitio. A decisão acaba por ser bastante difícil e competitiva, pois só os melhores participam. Vai poder assistir à competição na praça de São Marcos e até quem sabe participar se tiver uma máscara estonteante. Para mais informações visite: http://www.carnevale.venezia.it/en/event/best-mask-contest/

img_5816

Beba Aperol Spritz ao pôr-do-sol – O Aperol Spritz é delicioso e deixou-me completamente apaixonada pelo seu sabor doce-amargo desde a minha última viagem à Itália, no ano passado. É um aperitivo italiano à base de laranja que se mistura com prosecco & soda ,formando uma cor alaranjada não muito escura. Os italianos adoram, facto que pude constatar por todas as cidades italianas que visitei. Ao final da tarde era frequente ver imensa gente a relaxar enquanto bebiam um copo de Aperol Spritz, então porque não experimenta você também este ritual da Dolce Vita?

img_1633-2

Ir até à ilha de Murano–  Murano situa-se na lagoa Veneziana e é conhecida pelas fábricas de vidro espalhadas por toda a ilha. Embora não seja tão grande como as ilhas em redor, não deixe de visitar Murano, enquanto em Veneza,  pois vale bastante a pena e é facilmente alcançável pelos barcos que saem frequentemente de Veneza. Murano comercializa bastante vidro e por toda a ilha é possível ver lojas que só vendem especificamente peças de vidro feitas na ilha. Visite uma das fábrica de vidro, onde é possível ver como o vidro é feito. O processo é complexo mas absolutamente impressionante, pois o vidro tem de ser moldado a altas temperaturas e os vidreiros tem de ser bastante experientes para conseguir produzir peças como animais, loiça e até jóias. Nesta ilha pode também encontrar restaurantes locais deliciosos e em conta, basta se afastar um bocado do ponto onde o barcos param.

img_2035

Ir ao Baile de Máscaras Oficial do Carnaval  – Ir ao Jantar e ao Baile de Máscaras oficial do Carnaval de Veneza é algo que está à muito na minhas lista de coisas a fazer. Na minha última visita a Veneza não tive a oportunidade de o fazer por ser caro, cerca de 400 euros por pessoa, mas é de todo recomendável se você tiver disponibilidade financeira. Esta festa é uma experiência única digna de filmes, pois todos os participantes terão de ir mascarados a rigor dos pés à cabeça. Para além disso, o jantar realiza-se no palácio do Ca’ Vendramin Calergi que detém salas únicas com decorações que datam da época Renascentista e uma vista lindíssima para o Canal Grande.  Estes jantares são marcados pela a sofisticação, contando com a presença de músicos famosos e um menu exuberante levando os participantes a viajar no tempo em que a burguesia era soberana. Para mais informações visite: http://www.carnevale.venezia.it/en/the-gallery-of-wonders/

img_5446

Achou este post interessante? Ou tem outra recomendação? Então deixe o seu comentário em baixo. Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s